Logo Banco de Atas
> Prestação de Serviços > Serviços de Limpeza de Fossas Sépticas – Caminhão Sucção a Vácuo (medição por m³)

Serviços de Limpeza de Fossas Sépticas – Caminhão Sucção a Vácuo (medição por m³)

Municipal R$ 97,64
Prestação de serviços especializados de esgotamento, limpeza e transporte de resíduos de fossas sépticas, caixas de gordura ou reservatórios similares, utilizando caminhão equipado com sistema de sucção a vácuo, medidos por metro cúbico de material removido, garantindo destinação adequada dos resíduos e atendimento às normas sanitárias e ambientais vigentes.
Especificações Técnicas

Escopo do Serviço

  • Realização da visita técnica para avaliação inicial do local, das condições de acesso, tipo e volume da fossa ou reservatório, tipo de resíduo acumulado (líquido, lodo, crosta) e verificação de segurança.
  • Mobilização de veículo do tipo caminhão com sistema de sucção à vácuo (auto‑vácuo), mangueiras de sucção, bomba de vácuo, reservatório estanque, para remoção dos resíduos da fossa séptica ou reservatório. Exemplos de empresas que atuam com esse sistema: Desentupidora Padrão, que indica uso de caminhões com 8 000 a 20 000 litros de capacidade.
  • Sucção dos resíduos acumulados (líquido, lodo, sólidos decantados) da fossa séptica ou reservatório, com abertura da tampa ou acesso previamente identificado, ventilação se necessário para liberação de gases, conforme procedimento profissional.
  • Lavagem ou higienização da fossa ou reservatório, se prevista (opcional ou conforme solicitação da contratante), com jato de água de alta pressão para remoção de crostas aderidas nas paredes internas, se aplicável.
  • Transporte dos resíduos aspirados até local de destinação final licenciado (estação de tratamento de esgoto, central de tratamento, área autorizada) e emissão de comprovante de destinação ambiental conforme legislação local.
  • Limpeza de acabamento no local de serviço — verificação de tampas, vedação, fechamento do acesso, retirada de resíduos externos resultantes do serviço e emissão de relatório de serviço realizado (volume, data, veículo utilizado, responsável técnico, destino dos resíduos).
  • Medição dos serviços prestados por volume removido, expressa em m³ (metros cúbicos): o preço será cotado por m³ efetivamente removido e transportado pelo veículo.
  • Periodicidade de contratação: Pode ser de uma única intervenção (quando emergencial) ou preventiva programada com cronograma (ex: anual ou semestral) para manutenção. A contratação pode prever quantidade mínima contratada por ano ou cláusula de reavaliação.

Condições e Critérios de Medição

  • O volume removido será medido através do registro no veículo / tanque ou cálculo conforme capacidade do reservatório e nível de retirada. A medição mínima aceitável é em metros cúbicos (m³) com precisão de 2 casas decimais.
  • O preço será por m³ efetivamente removido e transportado. O contrato deverá definir valor unitário em R$/m³.
  • A contratante poderá exigir valor mínimo mensal ou anual de volume contratado, ou ter cláusula de demanda “quando necessário”.
  • Qualquer volume que não seja removido completamente, ou serviço de apenas lavagem sem remoção, deverá ser tratado de forma distinta e cotado separadamente (ex: lavagem/higienização adicional).
  • A medição deverá estar acompanhada de relatório com: data, hora inicial e final da operação, veículo utilizado (placa), volume removido (m³), local de destino dos resíduos, assinatura do responsável técnico e da contratante.
  • A contratante poderá exigir fotos do tanque antes e depois, comprovantes de descarte e relatório técnico.

Qualidade, Segurança & Meio Ambiente

  • O serviço deverá atender às normas de saúde pública, meio ambiente e saneamento aplicáveis — inclusive evitando vazamento de efluentes, derrames no solo, emissão de mau odor excessivo ou contaminação. Em especial, assegurar que não haja descarte irregular ou em locais não licenciados. Exemplos observados de boas práticas: empresas que garantem “todos os resíduos transportados para estação de tratamento de esgoto autorizada”.
  • Periodicidade mínima de limpeza recomendada: normalmente entre 6 a 12 meses para residências, numero de usuários e volume variam.
  • O contratante poderá exigir que o prestador emita atestado ou certificado de limpeza, com volume, data e local de destinação, para validação, inclusive para atendimento de exigências ambientais ou regulatórias municipais.
  • O local da fossa deverá estar sinalizado, com isolamento/perigo de gases quando aberto, e equipe utilizando preparação de segurança (ventilação, teste de gás, EPIs, etc.).
  • O contrato deverá prever substituição do prestador em caso de não atendimento, falhas ou não fornecimento de relatório/destinação correta.

Produtos Relacionados

Serviços de Controle de Pragas e Vetores Urbanos – Dedetização, Desinsetização, Desratização e Descupinização

Serviços de Controle de Pragas e Vetores Urbanos – Dedetização, Desinsetização, Desratização e Descupinização

Serviços de Controle de Pombos – Repelência, Barreiras Físicas e Manejo de Colônias

Serviços de Controle de Pombos – Repelência, Barreiras Físicas e Manejo de Colônias

Serviços de Sanitização Ambiental – Ambientes Internos

Serviços de Sanitização Ambiental – Ambientes Internos

Serviços de Limpeza e Desinfecção de Caixas e Reservatórios d’Água

Serviços de Limpeza e Desinfecção de Caixas e Reservatórios d’Água

Locação de Motocicletas Aspersoras Termonebulizado – Gotas Leves

Locação de Motocicletas Aspersoras Termonebulizado – Gotas Leves