Deverá conter no mínimo 7 (sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS: Saúde e bemestar; Água potável e saneamento; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Vida terrestre. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem dos protótipos para apoio na aprendizagem. Cada exemplar deverá disponibilizar uma plataforma digital web inovadora para ensinar robótica aplicada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU por meio de games e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra (ou APP), que apresentará o passo a passo de montagens de robôs em 3D, permitindo que o aluno entenda corretamente o processo de montagem. A plataforma deverá disponibilizar aos gestores educacionais métricas de uso através de relatórios compilados, que permitem que a escola tenha precisão sobre a utilização e o aprendizado dos alunos.