Caminhão betoneira (CBT) 6x4, potência mín do motor 260 cv, capacidade mín do tanque 8 m3. CAMINHÃO: 6x4, com estrutura dimensionada pelo fabricante para receber implemento betoneira, capacidade de superação de rampas de até 25% ou mais de inclinação em seu PBT. Aro em ferro padrão 10 furos para fins de padronização da frota, podendo, por justificativa técnica no momento da proposta, serem admitidos outras dimensões a partir de concorde da contratante. Mínimo de 1 estepe nas mesmas dimensões do rodado. Peso bruto total (PBT LEGAL) não inferior a 23.000 Kg, com carga útil legal não inferior a 14.000 kg e carga útil técnica não inferior a 18.750 kg em função do peso específico médio do material a ser transportado, capacidade máxima de tração igual ou superior a 40.000 kg. Motor Diesel turbo alimentado com potência líquida não inferior a 260 cv, atendendo as normas de emissão vigentes no país por ocasião da aquisição. Torque de no mínimo 900 Nm em rotação especificada pelo fabricante. Sistema de embreagem compatível com o emprego do veículo em condições severas de peso e tração (uso fora de estrada), disco reforçado e com assessoramento hidráulico, pneumático ou tecnologia equivalente, aliviando o esforço de operação. Sistema de transmissão por marchas sincronizadas, mínimo de 10 a frente e 2 a ré . Distribuição de entre eixos homologada pelo fabricante e terceiro eixo (truck) com tração e respectivo sistema de transferência de força sendo componente de produção original, a luz da NBR 15296 (eixo e transmissão original da fábrica), oferecendo opção de bloqueio longitudinal ou transversal dos eixos de tração além de tomada de força para atender ao sistema do tambor misturador. Capacidade total do tanque de combustível de no mínimo 275 litros, que ofereça autonomia de até 400 km sem reabastecimento, visando atender aos deslocamentos médios previstos para o emprego do veículo. No sistema elétrico, deverão estar presentes todas as sinalizações necessárias ao cumprimento das legislações de segurança e circulação em vias públicas e em canteiros de trabalho, sejam elas sonoras ou visuais, com ênfase no conjunto óptico. Deverão ainda existir proteção das lentes de farol e demais itens de iluminação e sinalização contra pedras e outros objetos em função do emprego ao qual será destinado. A bateria deverá ser livre de manutenção e item de produção original, por ocasião da entrega. O caminhão deverá possuir todo sistema elétrico, hidráulico e de demais componentes que ofereçam a predisposição para instalação dos equipamentos e acessórios necessários a aplicação do tambor misturador, instalados e harmônicos com o painel e homologados pelo fabricante do caminhão para fins de garantia. Sistema de freios dimensionado para a capacidade de carga do veículo, com gerenciamento eletrônico de distribuição de pressão de frenagem e antitravamento e sistema de freio motor de duplo estágio, ou tecnologia equivalente ou superior. Cabine com ar-condicionado que permita a manutenção da temperatura máxima de 22°C e isolamento acústico que limite o ruído em seu interior. Ampla visibilidade da carroceria através de sistema de retrovisores com desembaçador e conjugados, vidros elétricos em ambos os lados. Cabine com forração de banco preferencialmente em material sintético (fácil limpeza), Instrumentos do painel que permitam o monitoramento das funções vitais do veículo durante a operação com sinais sonoros ou luminosos que indiquem falhas críticas do sistema. Carroceria em estrutura metálica com distribuição de peso entre travessas e longarinas que garantam a perfeita distribuição de peso nos chassis do veículo de acordo com sua capacidade. Protetores de cárter e radiador. CONJUNTO TAMBOR MISTURADOR composto por chapas que ofereçam características iguais ou superiores às do aço ASTM A572 grau 50 com 45 mm de espessura para a estrutura do tambor misturador. Este deve oferecer média de 14 giros por minuto devendo ter o preenchimento de até 60% do balão preenchido quando em carga nominal, com sistema de pás helicoidais que permitam a homogeneidade de até 80% do concreto a partir de 100 giros do misturador, conforme recomendação da “National Redymix Concrete América”, para melhor qualidade do material processado. Quadro base projetado para perfeita distribuição de peso no chassis do caminhão bem como grupo de carga e descarga compatível com as especificações de desempenho e resistência de materiais do tambor misturador, em especial na relação de redução entre a bomba hidráulica do misturador e a tomada de força do veículo. Capacidades do tambor iguais ou superiores a 14m³ de volume geométrico, volume de água de 9m³ e volume nominal de concreto compactado de 8m³.